Como definir o público-alvo (parte 1)

Dicas inteligentes para definir o público-alvo de maneira eficaz.

Com o cenário atual da economia, ter um publico-alvo bem definido é mais importante do que nunca. Ninguém pode se dar ao luxo de direcionar para todos. Entretanto, pequenas empresas podem efetivamente competir com as grandes empresas, visando um determinado nicho de mercado. A internet trouxe um mundo de oportunidades para pequenos empresários de moda. Sabemos que até mesmo uma pequena marca de moda pode atingir suas metas de venda através da internet, para isso não é obrigatório ter 1 milhão de seguidores ou loja física na avenida mais badalada de Paris. Saiba como definir o público alvo do seu negócio.

como definir seu publico alvo

Sabemos que é comum que muitos empresários do setor digam que eles têm como alvo “qualquer um interessado em seus produtos ou serviços.” Alguns podem dizer que eles têm como alvo todas as mulheres ou homens que gostam de estar na moda ou simplesmente queiram comprar roupas, porém essas definições são amplas demais.

Quando eu digo para você definir seu público-alvo, isso não significa que você tem que excluir completamente as pessoas que não se encaixam nos seus critérios de compra. Meu objetivo é que você compreenda que é importante definir seu público-alvo para direcionar seu investimento em ações de marketing para um mercado específico que é mais propenso a comprar de você do que de outros. Essa é uma maneira muito mais eficaz e acessível para atingir seus potenciais clientes e gerar mais lucro para seu negócio.

Quer um exemplo? Vamos lá! Imagine que uma empresa de moda feminina define seu público-alvo principal mulheres de 18-35 anos, com renda mensal média de R$3,500. Para segmentar ainda mais o mercado, o alvo são mulheres interessadas em sapatos e bolsas.

como definir seu público alvo - moda- thaisa fortuni

Com um público-alvo bem definido, é muito mais fácil para determinar onde e como vender seus produtos, os alunos dos meus treinamentos já estão familiarizados com esse assunto. Confira algumas dicas para ajudar você a definir seu público-alvo.

Leia também: Quais os segmentos da moda

Como definir o seu mercado-alvo:

Analise sua base de clientes atual

Descubra quem são seus clientes atuais e por que eles compram de você? Procure por características e interesses comuns. É muito provável que outras pessoas como eles também poderiam se beneficiar de seus produtos / serviços.

Verificar a sua concorrência

Quem são seus principais concorrentes? Quem são seus clientes atuais? Mesmo que você saiba a resposta para essas perguntas, não fique limitado a tudo que seu concorrente faz. Você deve analisar a concorrência e não viver apenas em função deles.

Analisar os dados demográficos

Você precisa descobrir se existe uma necessidade para seu produto ou serviço, mas também quem é mais provável para comprá-lo. Leve em consideração os seguintes dados:

  • Idade
  • Localização
  • Sexo
  • Renda mensal
  • Educação/ nível escolar
  • Estado civil ou situação familiar
  • Ocupação
  • Origem étnica (principalmente em produtos de beleza)