Como superar a crise econômica no Brasil

Crise econômica no Brasil: dicas para vencer os desafios.

A crise econômica no Brasil é uma realidade e sabemos que ela vai ficar por mais ou menos uns 3 anos até que ocorram mudanças significativas na gestão do país. Diante deste cenário pouco amigável muitas lojas já fecharam as portas, milhares de pessoas perderam seus empregos e o país está passando por uma grande turbulência com juros ainda mais altos, alimentos, combustível, inflação, dólar batendo recorde nas alturas. Nesse momento todo esforço é pouco, mas tudo tem que ser pensado com muita cautela para evitar que a situação complique. Apesar de todas as dificuldades, nesse período de crise as pessoas estão mais engajadas em solucionar problemas e buscam soluções criativas para sobreviver. Confira algumas dicas para superar a crise econômica no Brasil na sua empresa ou até mesmo na sua vida pessoal.

como superar a crise econômica no brasil

  1. Mantenha a calma

Talvez não seja assim tão fácil manter a calma em meio ao caos, mas o desespero impede que possamos enxergar as oportunidades de melhorar. Essa dica vale para tudo, negócios e vida pessoal.

  1. Reduza os gastos desnecessários

Dentro de uma empresa é importante rever alguns gastos desnecessários, pode ser algo simples mais que se devidamente aplicado pode ter um bom resultado. Dentro de um dos setores mais afetados no Brasil, o setor de energia elétrica que sentiu os efeitos da crise sem precedentes, uma básica sugestão é adotar medidas para economizar energia elétrica como, por exemplo, investir em sensores de iluminação para que a luz e outros equipamentos fiquem ligados quando estiver alguém no local. Isso vai ajudar a reduzir o preço da conta de energia que tem ficado cada vez mais cara.

  1. Busque novas oportunidades

Até nas maiores dificuldades encontramos oportunidades preciosas se pensarmos com sabedoria. Nesse período muitas pessoas exploram ao máximo o próprio potencial criativo para expandir seus negócios e resistir a crise. Com o dólar elevado, algumas empresas aproveitam para exportar seus produtos, investem em centro de distribuição em outro país e buscam outro caminho para aumentar as vendas.

  1. Conquiste novos clientes

Busque alternativas viáveis para conquistar novos clientes, diversifique seus serviços, crie promoções para novos clientes. Fidelize os que já são seus clientes oferecendo bom atendimento e outras vantagens.

  1. Mantenha seus colaboradores motivados

Envolva e mantenha toda a sua equipe comprometida. Invista na equipe de vendas.

A cada empresa que fecha as portas,  sonhos se desfazem, pessoas perdem suas fontes de renda e famílias ficam desestabilizadas. – Thaísa Fortuni

 

E a crise no setor de moda?

Leia também: O que é moda 

crise na moda

A crise econômica no Brasil vem acompanhada com o desemprego, o que não é um problema apenas no nosso país, ocorre também na Europa e em outros países do mundo. A realidade hoje é que em toda e qualquer família brasileira  tem alguém desempregado.

No mercado de moda, especificamente no setor têxtil denim (matéria prima do jeans) amarga os efeitos da crise. Um exemplo é o Grupo Santana Textiles que ocupou posição de liderança no setor como parque têxtil mais moderno da América Latina, recentemente o grupo paralisou suas atividades em Rondonópolis, cidade com segundo maior PIB do Mato Grosso, deixando muitas pessoas desempregadas.

sabedoria chinesa na crise econômica

A sabedoria chinesa diz que a crise tem o perigo e a oportunidade.

 

Em momentos de crise financeira o consumidor fica mais cauteloso e com poder de compra reduzido, no setor de vestuário houve uma redução nas vendas. Entre todos os setores, o segmento de moda para bebês foi o que sofreu menos com a crise.  Na infância tem uma demanda por roupas e calçados novos que acompanham as fases e o crescimento da criança, além do forte apelo emocional em vendas e diversidade de produtos.

Parece contraditório, mas mesmo em épocas de crise, muitas empresas estão se destacando, expandindo e conquistando novos mercados.

Dica de leitura: A estratégia do olho de tigre.

Dica bônus:

Invista em marketing online!

Se a sua empresa ainda não está utilizando o potencial da internet, tenha certeza que o seu concorrente está. Não somente seu concorrente, mas a sua marca também está na sendo falada na internet independente de qualquer maneira. Nesse momento é importante investir em qualificação tanto para você como para sua equipe. Quer saber como dar os primeiros passos nas redes sociais para promover produtos de moda?

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