Dia das Mães: Estratégias de varejo

O Dias das Mães é uma data especial em vários aspectos, tanto para os filhos que costumam comemorar a data com suas mães, quanto para o comércio que tem uma grande a oportunidade para aumentar suas vendas e construir valor para seus clientes.

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Em 2014, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as vendas realizadas na semana do Dia das Mães (5 a 11 de maio) cresceram 2,9% em todo o país em comparação ao ano anterior. Em 2015, em meio aos problemas econômico que o Brasil enfrenta, as empresas terão que apostar em estratégias assertivas para atrair mais consumidores.

dia das maes- mkt e moda - thaisa fortuni

Salões de beleza, spas, restaurantes, floriculturas, lojas de roupa são os locais mais lembrados pelos consumidores no dia das mães, mas vários outros setores também podem lucrar com essa data. Com ideias criativas de marketing, pequenos empresários podem desenvolver estratégias para estimular as vendas.

Como criar estratégias de vendas para o Dia das Mães?

Um passo fundamental é pensar em como facilitar a vida do cliente. Em uma data como essa o público principal são os filhos, cônjuges e avós. Diante disso, uma estratégia eficaz é elaborar um catálogo especial com sugestão de presentes para as mães baseado em gostos e interesses. Para empresas que funcionam também no online esse trabalho pode ser divulgado através do e-mail marketing e postagens no blog da marca, por exemplo.

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A Lancôme é uma marca de cosméticos da L’oréal que possui na internet um forte canal de vendas. A estratégia de e-mail marketing que a Lancôme adotou para o Dia das Mães foi uma série com três e-mails com conteúdo e ofertas. O primeiro e-mail foi enviado 13 dias antes do Dia das Mães, o segundo com dez dias de antecedência e o terceiro quatro dias antes da data. Cada e-mail teve ofertas e bônus por tempo limitado.

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Oferecer uma combinação especial de produtos ou serviços apenas para as mães com desconto em cada item comprado individualmente é uma boa estratégia, assim como oferecer frete grátis para compras feitas até uma determinada data e estimular a compra antecipada do presente através de um desconto atrativo.

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Outra ideia que pode ajudar a impulsionar as vendas para o Dia das Mães é criar ofertas especiais nas redes sociais, quando se trata de estratégia de marketing e moda, tanto o online quando o offline podem trabalhar juntos. Essa oferta pode variar de acordo com seu tipo de negócio e a experiência que deseja proporcionar aos seus clientes. Pode ser criada uma hashtag especial para o evento Dia das Mães para promover um concurso cultural, um vale desconto, promoção ‘compre e ganhe’, etc.

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Lembre-se que o princípio básico da utilização das redes sociais é estimular o compartilhamento. Seja criativo, estimule a participação do público e seja lembrado.

Fique atento ao prazo!

Lembre que o Dia das Mães esse ano acontece no dia 10 de maio. Vamos lá?

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