Mídias sociais e seu uso no mercado de moda

Como a indústria da moda utiliza as mídias sociais para ter maior alcance sobre o público.

 

A moda sempre esteve presente na vida das pessoas, ela está em tudo! Ainda mais agora que temos a opção de seguir nossas marcas favoritas através das mídias sociais. Com o avanço da tecnologia, a moda está cada vez mais digital e para um negócio de moda sobreviver é preciso manter presença forte nas redes sociais.

midias sociais para moda- thaisa fortuni

A internet mudou o estilo de vida das pessoas e dividiu a história da comunicação, podemos fazer uma divisão e comparar o antes e depois da internet. Nós vivemos conectados quase que 24 horas por dia. Vai me dizer que hoje você ainda não deu uma espiada no feed do facebook, intagram ou foi conferir as mensagens de e-mail e whatsapp? Fala a verdade! Essa mudança de comportamento ocorreu também com os consumidores de moda, que graças a evolução das mídias sociais, podem seguir suas marcas favoritas, saber as últimas novidades e tendências de moda em tempo real e até mesmo dar palpite sobre as novas coleções.

Quando eu falo em  evolução das mídias sociais isso significa que desde séculos atrás, as mídias sociais já existiram só que os canais de comunicação eram outros, passava muito tempo até que uma notícia se espalhasse. Só dava para saber o que estava na moda em Paris ou Milão, quem viajava para lá. Quem tivesse muita paciência poderia esperar quando as novidades da moda internacional fossem publicadas em alguma revista impressa. O fato é que hoje, graças as mídias online podemos acompanhar em tempo real, sem sair de casa, tudo o que está acontecendo na passarela da Chanel na última semana de moda de Paris, por exemplo.

redes-sociais-moda-thaisafortuni.com_.br_ copy

As midias sociais deram a chance para que pequenas empresas, estilistas iniciantes e outros profissionais de moda pudessem expandir seu alcance, mostrar suas criações e conquistar novos clientes. Fazer parte da conversa através das redes sociais é  fundamental para qualquer negócio de moda, se caso você seja daqueles que ainda pensa que as mídias sociais é apenas uma modinha passageria, está passando da hora de rever seus conceitos, ou então, aceite a ideia de que seus negócios pode estar com dias contados.

Desde quando as marcas estão presentes nas redes sociais?

Atualmente, na lista das redes mais populares temos o Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, G+, mas talvez você ainda lembre do Orkut (R.I.P), Fotolog (R.I.P), Flogão (ainda tem quem use, a maioria são os caminhoneiros.). Essas redes sociais foram umas das pioneiras no Brasil, o orkut, por exemplo,  fez muito sucesso até 2010 e encerrou em setembro de 2014. Foram as redes sociais que deram oportunidade dos usuários da internet produzirem conteúdo e desde então, não se parou mais. Lembra das antigas comunidades do orkut? Pois bem, muitas pessoas criavam essas comunidades para falar de coisas que gostavam, mas bastou envolver produtos e marcas para que as empresas despertassem o interesse pelas redes e utilizá-las como canal para divulgação e pesquisa. A partir disso, as empresas começaram a perceber as inúmeras vantagens de manter presença nas mídias online.

Algumas marcas de moda ainda estão em sono profundo quando o assunto é marketing nas redes sociais. Essa é sua chance de despertar e conquistar seu mercado. Se você entendeu que precisa começar a utilizar as redes sociais como canal de comunicação e vendas para negócios de moda, o primeiro passo é seguir as dicas do portal Marketing e Moda para criar uma boa estratégia. Preparei um e-book gratuito recheado de dicas para você construir sua presença nas mídias sociais de forma eficiente.

Gostou da ideia? Então comece por aqui…

ebook midias sociais e moda- thaisafortuniblog